Hoje nós vamos falar sobre um dos assuntos de maior interesse tanto de atletas quanto de torcedores, treinadores e até mesmo dos simples adoradores de jegue que estudam RI na USP. Sim, exatamente! O JOPRI!
É visível e inegável que correm por corredores da FEA, FFLCH e SanFran, ou em qualquer lugar que tenha RIanos, que a USP vai voltar pros Jogos Paulistas de Relações Internacionais. No entanto, achamos melhor explicar exatamente o que vem acontecendo nos últimos meses (essa cartolagem diplomática tem se movimentado bastante nos bastidores em 2012) e fazer alguns esclarecimentos, mesmo que um assunto, enquanto é fofoca, seja muito mais legal. É bom evitar maiores especulações e criação de expectativas, que depois podem se transformar em frustações irreversíveis, gerando assim uma terrível aversão a jegues nas almas dos pobres carentes de JOPRI.
A conversa entre a Liga do JOPRI (comissão que organiza o torneio) e a AAAGR (re)iniciou-se em meados de março do presente ano, através do presidente da Atlética da puc, que também foi eleito presidente da Liga para 2012, o qual procurou e contatou um dos membros da nossa gestão. Marcamos, então, uma reunião para conversar sobre o JOPRI, contar o nosso ponto de vista sobre o torneio e sobre o ocorrido em 2010 - que culminou com a saída da USP -, e sobre as intenções da Liga em relação à USP e em relação ao evento em geral para esse ano. Levamos, para isso, a carta escrita pela gestão O Poderoso Jegão, que resumia todos aqueles acontecimentos desastrosos, e expusemos a decisão tirada em assembléia do curso de sair dos Jogos. Como era de se esperar, ele, sendo um membro novo da atlética pucana, se mostrou surpreso com a versão até então desconhecida da história, além de concordar com nosso posicionamento.
Após isso, foi exposto que a Liga JOPRI gostaria que a USP voltasse a participar da competição, competindo somente a nós mesmos a decisão final de voltar ou não. Optamos por não responder no momento - afinal, existem diversos outros interessados que também merecem, e devem, ser ouvidos - e participar das reuniões da Liga antes de nos posicionarmos, para que pudéssemos ver pessoalmente o clima e sentir as reais novas intenções dos participantes.
No dia 15 de maio participamos da reunião, que nos deixou positivamente surpresos. A desorganização do torneio não conseguiu durar por muito tempo sem causar prejuízos financeiros (aqueles que realmente importam para todo e qualquer tipo de Liga), e esse ano a ideia é, então, romper com a "várzea" que era a organização anterior, com todas as faculdades se empenhando em realizar uma competição, no mínimo, justa.
Diversos fatores nos ajudam a crer que de fato essa é o novo posicionamento da Liga: as pessoas que atualmente participam da organização não são as mesmas de 2010 e não tem praticamente nenhuma relação com os antigos membros (o JOPRI 2011 e seus diversos problemas serviram como um divisor de águas); tal insucesso da edição passada - com problemas no fechamento de contas e na área organizacional - os novos membros estão empenhados em realizar prestação de contas e formalização de atas de forma eficiente; existe um inédito respeito muito grande entre os membros e opiniões divergentes; a revisão do Estatuto está em andamento, com base nos dos grandes e bem-sucedidos campeonatos universitários, assim como o registro legal do mesmo, o que garante maior segurança para os participantes, fazendo com que ele seja seguido à risca, e não ao bel-prazer dos possíveis enviesados organizadores do evento. Indagados se já tínhamos tomado nossa decisão, optamos por, antes, conversar com os atletas.
Elcio Godoy aprova nossa volta - assim como nossas demandas |
Assim, no dia 22 de maio, aconteceu uma reunião entre gestão e Diretores de Modalidade. Todos se mostraram favoráveis à nossa participação, com, claro, algumas ressalvas. Afinal, não é de um ano pro outro que se esquece o que fizeram com a USP. O fato de não participarmos do XIII BIFE também tem peso nesse cenário, já que os times perdem em volume de jogos e em motivação, além da sempre fiel e boêmia torcida, ansiosa por um torneio para vibrar com as equipes do jegão.
Concluimos então que, sempre com o apoio dos times, a USP voltará ao JOPRI em 2012 se nossas demandas de fato se concretizarem: Estatuto reformulado e registrado em cartório, além de atas de reunião da Liga catalogadas. É fundamental para nós o cumprimento desses pontos, para que seja garantida a segurança e responsabilidade na realização dos Jogos.
Portanto, a todas e todos que já estavam sofrendo com crise de abstinência, sem poder gritar um merecido CHUPA puc após uma vitória USPiana, fica a boa notícia. A Liga tem se mostrado renovada e inclinada a fazer um JOPRI de qualidade para que todos nós, atletas e torcedores RIanos, saiamos ganhando; e se tudo acontecer como esperamos, e provavelmente vai, a USP joga o JOPRI 2012!
Apoiado! Apesar de ter curtido MUITO o JOPRI 2011, acredito que todos nós, futuros internacionalistas merecemos um evento mais organizado. Seja bem-vinda de volta, USP!
ResponderExcluir