Campeonatos

O que seria de uma Atlética sem campeonatos de alto nível para seus times competirem e elevarem cada vez mais suas qualidades? Por isso, a AAAGR busca dar todo o apoio necessário para que os times de RI participem de quantas competições forem possíveis. Esses são os principais torneios no meio USP, mas existem outros campeonatos externos que algumas de nossas equipes também participam, como JUP e Copa Integração.

Copa USP 

Principal competição da esfera USP no primeiro semestre, a Copa USP é um evento organizado pela Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo (LAAUSP). Todos os principais esportes coletivos têm seu espaço na competição: Handebol, Vôlei, Futsal, Basquete e Futebol de Campo.

Composta por uma primeira fase de grupos e as seguintes fases no formato de mata-mata, a Copa USP geralmente tem seu início na segunda quinzena de março e segue até o fim de junho, sendo dividida em duas divisões: a Série Azul (um equivalente a primeira divisão) e a Série Laranja (equivalente à segunda divisão). A Copa é fundamental para as equipes da universidade pois marca o início da temporada, ajudando os atletas a pegarem ritmo de jogo; os times a se entrosarem, já que todo início de ano as equipes apresentam várias mudanças, com entrada de novos atletas e saída de outros;  além de permitir que os novos atletas sintam, muitas vezes pela primeira vez, o sabor e a adrenalina de competir em nível universitário.
As equipes de RI, atualmente, participam da Série Laranja da Copa USP. Mesmo não tendo um grande histórico de conquistas, até pelo fato de que existirmos há pouco tempo, é notável o constante crescimento de rendimento dos nossos times. Não é mais um fato raro quando as equipes RIanas conseguem a classificação para as fases de mata-mata e, em 2011, o time de Handebol Feminino conquistou o seu maior feito até hoje: um terceiro lugar, ficando a um jogo do acesso à Série Azul. Por esses motivos, não é mais um sonho improvável esperar que, em breve, façamos parte da principal divisão nesta competição.


BichUSP

Primeiro desafio do ano para as Atléticas da USP (exceto as do interior, pela distância), o Bichusp é um torneio que reúne tanto esportes coletivos quanto individuais, e só pode participar quem é calouro. Todas as modalidades de quadra, natação, tênis, tênis de mesa, xadrez e atletismo têm espaço na competição.
Os principais pontos do Bichusp são que, por participarem apenas calouros e calouras, existe uma maior possibilidade de nivelamento entre as equipes, algo mais difícil de ocorrer quando se juntam diversas turmas e as faculdades com maior número de alunos geralmente levam vantagem. Bixos curiosos por saber o clima de uma competição universitária, ou que pretendem participar das equipes de seu curso também têm no Bichusp uma primeira oportunidade para vivenciarem uma competição. Além disso, a competição permite especialmente para aqueles que não têm certeza se querem se engajar em um esporte a possibilidade de se contagiarem pela emoção de representar as cores de seu curso pela primeira vez.
RI vem participando regularmente do Bichusp nos últimos anos, mesmo que apenas em alguns esportes. O reduzido número de ingressantes é um obstáculo que vem sendo superado. Mais um indicativo que os esportes em RI estão crescendo cada dia mais, em 2012 o curso conseguiu seu melhor resultado na história, conquistando a 12a posição geral, tendo participado de apenas 3 esportes (Tênis de Mesa, Vôlei e Handebol, todos no feminino). Além disso, conquistamos um terceiro lugar no tênis de mesa e o primeiro título em esportes coletivos: ouro no Handebol Feminino.


Liga USP

A Liga USP é a maior competição interna da USP no segundo semestre. Ao contrário da Copa USP, os Jogos da Liga não são disputados em divisões: há primeiramente uma fase classificatória disputada em grupos para, em seguida, iniciar-se a fase eliminatória. No fim das competições de todos os esportes, a Atlética que somar omaior número de pontos conquista o título geral.
Os times de RI também participam do torneio, representando um momento de maior entrosamento após um semestre de fortes treinos e competições. Ainda não conquistamos um título da Liga, mas esse é um quadro que provavelmente não se manterá por muito tempo!



JOPRI

Os Jogos Paulistas de Relações Internacionais tiveram sua primeira edição em 2003. Dez anos depois, mais bem estruturado e organizado, a cidade de Lindóia recebeu a décima edição com 8 faculdades disputando o título de Campeão Geral: USP, puc, FACAMP, FAAP, FMU, Anhembi Morumbi, Rio Branco e FASM. Os maiores campeões são os pucanos com 7 títulos, principalmente nos primeiros anos do torneio. A USP conquistou o tricampeonato em 2007/2008/2009 e, quando conquistaríamos o tetra em 2010, aconteceu o fatídico incidente com o carro do presidente da Atlética da puc. A Liga responsabilizou a USP sem ter provas e, dentre outras discordâncias que já nos opunham à organização, nos retiramos em 2011.
A USP voltou ao JOPRI em 2012 após entender que a reformulação quase que completa da Liga JOPRI seria uma boa oportunidade de reestruturar o torneio, de forma que todos visassem o crescimento dos Jogos em vez de prejudicar uma faculdade ou outra por motivos pessoais. A partir daí, a AAAGR busca, em conjunto com as outras Atléticas participantes, desenvolver cada vez mais o torneio, de forma que valorize os esportes, seja justo e divertido para todos que compareçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário