domingo, 14 de abril de 2013

O Esporte no Primeiro Semestre

É natural e mais do que justo: tudo o que um aluno de RI mais espera, durante todo o ano, é o JOPRI. Os Jogos Paulistas de Relações Internacionais representa o ápice para o espírito torcedor, e alcoólatra, RIano. Mas não é só de Jogos que se faz uma Atlética que tem o intuito de crescer continuamente; promover o esporte saudável, mas competitivo; e que busca resultados cada vez mais arrojados. Até mesmo porque, montar times só para jogar no fim do ano é coisa de paga-boleto e de quem não se interessa por esporte. Com isso, o primeiro semestre, mesmo tendo o esporte relativamente esquecido pelos RIanos que não participam de nenhuma equipe, é um dos momentos mais importantes para nossos times.

Esporte universitário é, inevitavelmente, uma rotatividade constante: alguns se formam, bixos chegam, veteranos sedentários resolvem começar a treinar, atletas se machucam e por aí vai. Em RI, como não poderia deixar de ser, a gente sofre ainda mais com tudo isso: a proporção de gente que vai pra intercâmbio semestralmente é bastante alta, tirando muitas vezes atletas importantes das quadras brasileiras. Sem contar que todos conhecemos a dificuldade em conseguir bixos dispostos a se engajar nos treinos, devido ao número reduzido de ingressantes anuais. Com isso, as equipes de RI da USP vivem uma constante superação de barreiras, busca pelo entrosamento e, mesmo assim, não deixam de competir, na USP e fora dela, sempre dando show e alcançando resultados impressionantes.



Em todo esse processo de renovação das equipes, o início de ano tem um papel fundamental. A volta das longas férias sempre tem seu efeito no físico do pessoal, os times muitas vezes tem mais gente nova do que remanescentes da temporada anterior, e por aí vai. Por isso, os treinos e, principalmente, as competições (que sempre são importantes em qualquer momento do ano) são ainda mais úteis para a retomada do nível esportivo competitivo adquirido a duras penas ao longo dos anos. A Copa USP começou para RI há uma semana e, até o fim do mês, praticamente todos os nossos atletas já terão entrado em quadra. E não há possibilidades de imaginar um fim de ano vitorioso nos Inter's da vida se a preparação não começar em fevereiro, jogando contra equipes de nível altíssimo como as que encontramos na USP.

Por isso, seria interessante começarmos a apoiar mais nossas equipes nesse processo de evolução. Motivação e vontade é o que nossas e nossos atletas mais precisam para treinar incansavelmente até atingirem aquele nível extremamente superior a qualquer outro adversário de JOPRI que nos acostumamos a ver antes de nos retirarmos da competição. Todas as futuras partidas de RI estão na página "Próximos Jogos", é só clicar na aba correspondente no menu superior do site, e ali é possível ver todas as vezes que nossos atletas, e, mais do que isso, amigos entrarão em quadra para representar nosso curso perante outros com muito mais gente, estrutura, dinheiro e experiência que nós. O mais incrível é que RI tem um poder fora de série de simplesmente ignorar tudo isso e jogar de igual pra igual, sem abaixar a cabeça jamais, o que justifica a ascendência visível de nosso curso nos torneios da USP.

A Atlética, também, não tem um histórico de divulgar tanto esses resultados de torneios internos. Mas estamos trabalhando para mudar, porque não fazemos tudo isso pra ganhar um torneio que dura um fim de semana. Fazemos tudo isso porque vemos o esporte como uma parte indissociável do nosso bem estar, porque não há outro espaço melhor para nos superarmos diariamente, nos motivarmos a conseguir resultados cada vez maiores, e, além de tudo, para criar laços de amizade ainda mais fortes ao compartilhar tudo isso como equipe.

Por isso, chamamos você, que não faz parte de nenhuma equipe mas que apoia todos os seus amigos que estão lá batalhando pelas cores que não são simplesmente da instituição Atlética Guimarães Rosa, se não desse grupo de pessoas sensacional que cursam RI. Chamamos também você, que está em algum time mas não se liga muito nos outros resultados; você sabe muito bem o que é tudo isso, e sabe como faz diferença ter o apoio vindo de fora, dando aquele fôlego que você não tinha mais. Chamamos todo mundo a torcer pelos times de RI, a treinar para fazer parte de tudo isso lá dentro, na quadra.

Um antigo treinador de um de nossos times dizia que "se RI quer ganhar, tem que ter os times mais esforçados da USP". Ele tinha razão. E basta ver nossos resultados, comparar com os do passado e perceber que sim, nós temos as equipes, os atletas, os treinadores e, agora, a torcida mais esforçada do universitário.

VAI RI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário