terça-feira, 6 de novembro de 2012

Balanço Esportivo - JOPRI 2012

Com o fim do JOPRI 2012 vai chegando também o fim da temporada de competições para a maioria dos nossos times. Nesse momento, é importante analisarmos o que o torneio nos proporcionou, ou seja, o que trouxe e o que deixou às equipes e à Atlética em geral. Neste primeiro momento, vamos analisar o lado esportivo dos Jogos.

É inegável que o BIFE possui um nível esportivo bastante superior ao do JOPRI. Jogá-lo por dois anos (2010 e 2011) foi extremamente positivo para RI, pois fomos forçados a, de uma hora pra outra, jogar contra times muito melhores e estruturados que os nossos, em um âmbito diferente de Copa ou Liga USP: um Inter, com torcida, cansaço, balada, quadra desconhecida, etc.

Mas é também inegável que o JOPRI tem uma fator importantíssimo para o crescimento de nossas equipes que infelizmente o BIFE não possuía: motivação. É muito mais empolgante treinar sabendo que no fim do ano haverá toda aquela rivalidade e empolgação de jogar contra outras faculdades. E esse foi um de nossos principais pensamentos ao decidirmos voltar para o JOPRI. Foi nesse momento que várias equipes se reformularam, muitas pessoas que não treinavam entraram para algum time e assim os treinos encheram, dando vida nova a esportes que estavam moribundos no curso.

Portanto, cabe fazer um balanço pós-JOPRI nesse aspecto:

Vôlei Masculino
Após um ano e meio sem existir e sequer ter participado do BIFE, o vôlei masculino voltou a ter treinos lotados, com muita gente nova, seja T10, T11 ou até mesmo mais velhos. Com um grupo novo, tiveram alguns meses para aprender a jogar e se entrosar para poder competir. Pegamos um time difícil logo na primeira rodada, a FAAP, e fomos eliminados, mas o jogo não foi fácil para a galera de higienópolis não. Pode-se dizer que o nervosismo foi muito grande e acabamos perdendo para nossos próprios erros, o que é extremamente normal. Assistir a volta do vôlei masculino foi muito bom e nos enche de esperanças para o ano que vem. Esperamos que com uma maior rodagem, inclusive em torneios da USP, esse time cresça de acordo com todo o potencial que possui.

Vôlei Feminino
Sem palavras. Era visível a emoção tanto das atletas em quadra quanto da torcida ensandecida na arquibancada do Ginásio 2 de Lindóia. Dizer que a vitória na final por 2x1 sobre a puc foi uma das partidas mais tensas da história do JOPRI não é exagero nenhum. A equipe de pholley, também bastante renovada, levantou mais do que merecidamente o troféu de campeã 2012 após uma temporada muito boa, inclusive na USP. É outra que traz grandes esperanças para o ano que vem, pois além de ter mostrado resultado, conta com uma boa estrutura, treinos cheios e ótimo treinador.

Vôlei Feminino CAMPEÃO do JOPRI 2012
Futsal Feminino
Recheado de talentos individuais, o futsal feminino venceu de goleada o primeiro desafio em Lindóia. E logo na semifinal encaramos a puc, que também contava com um bom time e acabou ficando com a vaga na final e depois com o título, o que garantiu o troféu de terceiro colocado para o time dda USP. Foi outra equipe que ressurgiu em 2012, com treinos e reforço de bixetes. Agora o que precisamos é pegar o entrosamento, tão importante no futsal, para evoluirmos ainda mais ano que vem, e isso só virá se mantivermos a pegada e os treinos em 2013.

Futsal Masculino
O primeiro semestre desse time não se compara nem de perto com o segundo. Se em junho terminamos a Copa USP com um time praticamente sem banco de reservas, vimos apartir de agosto/setembro a adesão de diversos novos atletas, das mais diversas turmas. Perdemos alguns de nossos principais jogadores como Backstreet e Rola, mas muita gente nova chegou, cheia de vontade. No JOPRI pegamos uma das maiores pedreiras logo na primeira fase, a FACAMP. Apesar da derrota por 6x2, o jogo mostrou uma equipe da USP que buscou o ataque a todo momento, forçando a equipe adversária a se defender e sair no contra-ataque, e foi assim que eles conseguiram a vitória. O que fica foi que esse time tem tudo para crescer. Jogador nós temos, agora só treinar forte e competir nos dará força para chegarmos em 2013 com condições de levantar aquela taça.

Basquete Feminino
Praticamente sem treinos o ano inteiro, o time se estruturou nos últimos meses antes do JOPRI, treinou forte e conseguiu armar uma bela equipe para a competição, sagrando-se campeã com sobras. Contando com alguns talentos individuais, sobretudo o de Air Joice, as meninas despacharam todo mundo que viram pela frente. Esperamos que esse resultado traga forças para que a equipe se fortaleça em 2013, participe de mais competições e cresça num futuro próximo.

Basquete Feminino CAMPEÃO do JOPRI 2012

Basquete Masculino
Octacampeão. Não tem muito o que dizer. É bem verdade que eles relaxaram com treinos, especialmente no segundo semestre desse ano, mas são tão entrosados que se resolvem na hora. Foram dois jogos difíceis (vencemos a semifinal por WO) mas que mostraram que sabemos nos comportar sob pressão. A grata surpresa foi Daniel, o armador intercambista inglês que chamou a responsa e foi o maestro no JOPRI. Os veteranos também usaram toda a experiência e habilidade para manter o time no lugar, dando tanto sangue por mais um troféu que até machou a camisa do Binsfeld. Vencemos puc e FACAMP e agora tá difícil arranjar lugar para tanto troféu na estante do IRI!
Basquete Masculino: OCTACAMPEÃO

Handebol Feminino
Também não tem muito o que falar, os números falam por si. As adversárias em Lindóia não sabem qual era a cor da bola até agora e fomos campeãs com a tranquilidade de quem passeia na beira do mar numa tarde de sábado. Com atletas de Selação USP e um time tão bem entrosado quanto bem montado e treinado, levantamos o caneco mais certo da história do JOPRI! Parabéns às meninas, e é só esperar pois em 2013 acaba essa zica e teremos troféus de campeonatos da USP na Atlética. Já fomos campeãs do Bichusp e com certeza teremos muito mais vitórias no próximo ano.

Handebol Feminino CAMPEÃO do JOPRI 2012

Handebol Masculino
Foi por pouco. Muito pouco mesmo, mais precisamente 1 gol, marcado a 12 segundos para o fim da semifinal, e a puc ficou com a vaga. Num jogo pau, onde cada hora uma equipe estava na frente do placar, o jogo acabou na hora errada. A vitória por mais de 20 gols de diferença sobre a FAAP na primeira fase mostrou como a equipe estava preparada e com vontade de vencer. Infelizmente, a vitória não veio, mas a temporada de treinos fortes não pode ser resumida em alguns segundos que faltaram para a classificação à final. O time é forte, vem crescendo ano a ano tanto dentro quanto fora da USP e precisa apenas de mais atletas. Em 2013 alguns dos principais jogadores se formam ou vão para intercâmbio (Salles, Souza, Fábio e Baldívia) e é agora que todo mundo que curtiu a emoção daquela semifinal e queria estar lá dentro de quadra para ajudar a empurrar aquela bola pro gol tem que largar a preguiça e ir treinar. O técnico é bom, os caras são brother e só o que precisa é de treino para a equipe se acertar de vez e levantar a taça de campeã em 2013 e conseguir resultados ainda melhores inclusive dentro da USP.

Esportes Individuais
Se não estamos comemorando o título de Campeão Geral do JOPRI, pode-se dizer que os esportes individuais possuem um importante papel nessa história. São aqueles em que não temos treinos regulares de RI (exceto o tênis que começou a ter treinos com grande adesão no segundo semestre) e que, na hora da contagem geral, fizeram muita falta. Foi sensacional a vontade de quem estava lá representando as cores da USP mesmo sem ter treinado para isso, conseguindo bons resultados especialmente no xadrez e no tênis, mas a supremacia da puc nesses esporte fez toda a diferença, e eles colocaram 30 pontos de frente só nesse quesito. O grande aprendizado para 2013 é fomentar os esportes individuais em RI, e pedir para aqueles que possuem vontade de treinar gastarem pouquíssimas horas de sua semana para isso, pois no fim do ano a alegria da vitória com certeza vai recompensar tudo. Temos muita gente boa em todas as modalidades, mas o que falta é disposição para se engajar. Portanto a AAAGR vai buscar apoiar cada vez mais os esportes individuais e pedir que quem quer nos representar não fique apenas no projeto.

Enfim, o JOPRI 2012 comprovou a supremacia da USP nos esportes coletivos, pois realmente levamos a sério e treinamos. Ficou claro que se tivermos força de vontade e disposição durante o ano inteiro para treinar sem deixar cair, ganhamos o JOPRI com sobras, e todas aquelas horas gastas se preparando vão valer a pena na hora que estivermos pulando para comemorar o título geral.

Duas turmas que nunca haviam ido ao JOPRI também fez diferença, pois para a maior parte dos atletas foi a primeira vez em que representaram as cores de nossa faculdade num Inter, na frente de nossa torcida e com toda a rivalidade que envolve essa competição. Ganhar experiência e rodagem era necessário. Agora já fizemos essa parte, e o projeto para 2013 é reconquistar de vez esse tetra e fazer os esportes em RI na USP continuarem nessa incrível e gratificante ascendência que vem tendo nos últimos anos, especialmente em 2012. Por fim, agradecemos com todo o coração especialmente atletas e treinadores que se dedicaram tanto tempo para que pudessemos escrever esse longo texto comemorando resultados expressivos.

Gostaríamos de dizer que tudo o que fizemos durante nossa gestão foi tentando sempre buscar avanços para as equipes e para o esporte RIano, mesmo com todas as nossas limitações. No fim do ano e da gestão, quando você pensa que as baterias estão quase descarregadas, ver toda essa festa maravilhosa que fizemos no JOPRI 2012 nos mostra que estamos no caminho certo e ano que vem tem TUDO para ser ainda melhor.

Parabéns a todo mundo e muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário