segunda-feira, 21 de maio de 2012

Posicionamento da AAAGR sobre o XIII BIFE


A todos,

Gostaríamos de nos posicionar perante a resolução da Comissão Organizadora do XIII BIFE. 

Inicialmente, para aqueles ainda não sabem, RI, nos últimos dois anos, fez parte dos jogos universitários BIFE como faculdade convidada e nos esforçamos para ter um desempenho tanto esportivo quanto organizacional máximo. Logramos certo sucesso: o fortalecimento dos times, a organização da AAAGR e a participação do público RIano aumentou; o que nos deixou muito orgulhosos. 

Contudo, no ano de 2012, a Comissão Organizadora decidiu, por motivos organizacionais, levar apenas uma faculdade para o evento – nesse caso a FOFITO. Achamos a decisão legítima, sendo que foi tirada em uma reunião prevista em estatuto e com representatividade dos membros oficiais – 7 votos a favor da FOFITO, 2 para RI e 1 para a Faculdade de Educação. Tal fato não limita, porém, o nosso pesar e, muito menos, nossa discordância.

O aumento da participação do curso de Relações Internacionais no âmbito USP – e também não-USP – é significativo. Nos últimos anos, nossos atletas e técnicos têm se dedicado diariamente para representar as cores da Atlética Guimarães Rosa; mostrando que apesar do pouco número de ingressantes, os times superam as limitações e estão dispostos ao aprendizado e à competição. Isso se reflete em fatos positivos, como a colocação em décimo lugar no XII BIFE – com destaque para a oitava posição nos esportes femininos -, o décimo segundo lugar no BICHUSP 2012 – com ênfase na primeira posição do handebol feminino e a terceira posição no tênis de mesa feminino – e, principalmente, o maior comprometimento dos atletas e técnicos da instituição. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a mobilização dos atletas e técnicos, que se dispuseram a qualquer auxílio para que a decisão do XIII BIFE fosse revista e RI fosse aceita. Infelizmente essa decisão não nos coube.

O crescimento da nossa parte esportiva é acompanhado por um aperfeiçoamento na parte organizacional da AAAGR. Ano a ano, as gestões se empenham para corrigir as falhas de uma instituição tão nova, e vem sendo bem sucedida. Os investimentos nos esportes rianos só vêm se tornando possível com um aumento das atividades que fortalecem o nosso caixa: novas festas, venda de itens personalizados e um ótimo planejamento financeiro. Além disso, nossa gestão procura estreitar laços com demais faculdades, pois o relacionamento saudável com estas proporciona maiores oportunidades na realização de eventos, amistosos e treinos.

Gostaríamos de levantar dois pontos que foram prejudiciais para a nossa Atlética e pode ser tomada como uma crítica construtiva para a Comissão Organizadora do evento. Como sabemos, o XIII BIFE será realizado no meio de Novembro e o atraso para a decisão da escolha de uma faculdade convidada – meio de Maio – pode comprometer o nosso planejamento esportivo do ano de 2012, pois a participação em algum evento semelhante deve ser barganhada no começo do ano. Outro ponto fundamental foi a demora na liberação da resposta oficial por parte da Comissão. Já na quarta-feira fomos surpreendidos por fontes não oficiais que afirmavam que não participaríamos, fortalecendo a cobrança RIana de uma resposta oficial por parte da AAAGR. Nós decidimos não nos posicionar enquanto não recebêssemos a resposta da CO XIII BIFE, por isso só agora escrevemos essa carta pública. Agradecemos as portas abertas que deixa a carta recebida, pois sabemos o peso esportivo que o evento conferiu aos nossos times.

Nós, da AAAGR, além de tudo que já foi exposto, também consideramos um tanto quanto incoerente tal posicionamento da CO, tanto na esfera esportiva quanto na participação extra-campo, já que vemos que RI contribuiu para o crescimento do torneio nos últimos dois anos. E lamentamos, por enxergarmos um altíssimo potencial de desenvolvimento do BIFE, mas por alguns motivos específicos escolheu-se por apequená-lo no ano de 2012. Torcemos, então, para que os problemas que ocorreram nas últimas edições possam ser superados (e acreditamos que serão) para que no futuro aproveitemos novamente as amizades criadas e as portas abertas que nos foram deixadas.

Talvez, a expectativa gerada em torno da participação do curso de Relações Internacionais no XIII BIFE – tanto por parte da atlética, como pelos que já foram no evento – tenha potencializado o mal estar ocasionado pela negativa. O sentimento de decepção não é exclusivo de um atleta, técnico, membro da gestão, e, sim, é um sentimento coletivo dos RIanos e RIanas. Nós, membros da Associação Atlética Acadêmica Guimarães Rosa, estamos fazendo nosso máximo para converter esse cenário. Como Atlética que prioriza os esportes, para o segundo semestre de 2012, incentivaremos os times a participarem de campeonatos municipais – JUP, Liga USP, Copa Integração, entre outros – e procuraremos jogos universitários alternativos. Nenhum atleta, técnico ou sócio ficará desamparado nessa situação. Estamos abertos ao diálogo, inclusive gostaríamos de reafirmar nossa pretensão de realizar uma reunião, o mais rápido possível, com os Diretores de Modalidade.

Saudações RIanas.

 Gestão Cangaia de Jegue
Associação Atlética Acadêmica Guimarães Rosa

3 comentários:

  1. Queridos,

    Concordo com o que foi escrito, mas ainda gostaria de adicionar um outro ponto, que na minha opinião, não foi bem desenvolvido. Além da demora do posicionamento oficial da CO BIFE 2012 e das demais questões já levantadas pela nossa própria AAAGR, acredito que para reduzir o número de Faculdades convidadas seria necessário um dossier atualizado do âmbito esportivo de cada unidade. A última vez que entregamos esse relatório foi há dois ou três anos atrás, de tal maneira que ele não mais corresponde à realidade do que é RI. Nós crescemos muito, e tivemos duas gerações que contribuíram para o nosso desenvolvimento, fora a nova postura da Atlética, que cada vez auxilia mais os times. Não é justo nos julgar por índices ultrapassados, e ainda nos desligar sem mostrar os argumentos que levaram FOFITO a ser escolhida.

    Parabéns pelo artigo,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Carol, nos dois últimos anos também foi necessário o envio de um Relatório Financeiro, Esportivo e Social, então os dados que foram recebidos pela CO estavam sim atualizados. Isso é um dos pontos que sinceramente mais me chateia pois creio que tenha ficado bastante evidente a cada ano como nossos esportes e principalmente como a Atletica amadureceu depois do BIFE e eu não consigo ver justificativas que me convençam/confortem sobre essa decisão da CO.

    Mas enfim, desejo que o BIFE seja muito legal pra quem vai esse ano e sinto pelos bixos que não terão as lembranças sensacionais de participar de um campeonato tão legal quanto o BIFE =)

    Parabéns pelo artigo também, gestão!
    Tanja

    ResponderExcluir
  3. Molecada,

    Meus parabéns pelo trabalho de vcs na AAAGR, é confortante ser das antigas, ter sido linha de frente na criação da AAA e ver que não foi trabalho perdido! Que tem gente q trabalha (pq é um puta trabalho) com paixão pelo esporte e com respeito pela AAA e q a AAA não se tornou um palco pra playboy ter "ibope" (como acontece muitas vezes). Show de bola! Mas tbm fiquem sussa, pq qdo tiver q cobrar, mesmo de longe, a gente tbm cobra! ;)

    abraços, PnoA,
    Maurição - T3

    ResponderExcluir