sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Os dez mandamentos do JOPRI

Antes de mais nada, esse post não é mais uma paródia sem graça do Rei do Camarote. Essas febres pontuais que circulam pela internet de nada tem a ver com o poder há anos estabelecido e nunca duvidado do Todo Poderoso Jegão, nosso verdadeiro guia espiritual. 


Com a aproximação do XI JOPRI, a AAAGR se vê na oportunidade de lembrar-vos como se comportar na cidade que nos receberá para vivenciarmos mais um título da USP. Essa vai especialmente para os minino novo da T12, alguns que terão sua marcante primeira experiência em Jorgos Universitários, mas mesmo para os que já foram em algum outro, nada se compara aos Jogos Paulistas de Relações Internacionais. Esse momento único na vida de qualquer RIano vem acompanhado de muita rivalidade, emoção, conquistas, vitórias, baladas, cerveja, gritaria, arquibancada, rouquidão, calor e todo e qualquer outro sentimento a ser experimentado pelo corpo humano na forma mais extrema possível. São três dias e três noites nas quais a única coisa que importa é trazer o título para o Butantã, e dormir significa apenas que você está perdendo horas preciosas que jamais serão recuperadas.

Pois bem, com isso dito, vale também lembrar que os artefatos da USP e da To.Je.Ta - a torcida mais insana desses jogos, e quiçá do Brasil - são preciosos, bem como muitas outras coisas que estão envolvidas ao JOPRI. Portanto, não existe momento mais oportuno para relembrar os Dez Mandamentos do JOPRI, trazido a vocês por Severino, O Jegue (se você notar alguma semelhança com textos circulados pela humanidade ao longo dos últimos 2,000 anos supostamente achados no topo de um monte no deserto, é mera coincidência).


1º - Cultuarás o Jegue antes de qualquer coisa

Claro. O Jegue é nosso mascote, nosso símbolo, nossa unidade e nossa entidade maior. Ele representa todo o sentimento de fazer parte dessa torcida chamada RI USP. Deve sempre ser respeitado, nunca blasfemado, nunca esquecido. Antes de fazer qualquer coisa em Tatuí, lembremos sempre: Severino aprovaria isso? Se sim, vá em frente. Se não, aí é sua escolha.

2º - Não desperdiçará cerveja em vão

Não é porque o JOPRI lhe garante um open bar de cerveja que dura o dia inteiro e ainda aparece novamente nas baladas ao longo da madrugada que você pode simplesmente desperdiçar nossa bebida sagrada. A cerveja deve ser bebida e apreciada, servindo de fonte de energia para aguentarmos três dias de pura adrenalina. Isso não significa, porém, que uma vez na caneca ela deva ser totalmente ingerida. Em caso de gol / cesta / ponto da USP, a cerveja da caneca deverá sempre ser jogada para o alto, como forma de agradecimento pelo momento tão precioso, por exemplo.

3º - Lembra-te dos gritos To.Je.Ta para entoar

Uma vez que você adentra o busão que vai levar a To.Je.Ta para o JOPRI, você faz parte dessa massa e deve, portanto, concordar que sempre que as equipes da USP precisarem do seu apoio, você vai estar lá cantando nossos gritos que empurram as eqipes do jegão e assustam os coitadinhos dos pagaboletos. Basta começarmos com nossas músicas que os ginásios são tomados pela presença da USP, e fica impossível para qualquer pessoa ignorar nossa presença. Portanto, devemos sempre responder aos chamados de Severino e da Ba.Je.Lo, para que o lado To.Je.Ta da arquibancada permaneça sempre incansável e barulhento.

4º - Honrará nossas cores

Azul e branco são as cores que levamos em nossos uniformes, em nossos artefatos, em nossos talabartes e em nossos corações. Essas são as cores que todo ano predominam na cidade escolhida para abrigar o JOPRI, pois quem está com a USP deve sempre levá-las no peito. Ao colocar o pé fora do alojas, devemos sempre carregar conosco essas tonalidades tão valiosas. Mas não só isso: azul e branco também representa um modo de vida, que ignora qualquer adversidade, enche mais uma caneca e parte pro bate cabeça na arquibancada sem medo de ser feliz.

5º - Não serás furtado

Esse é um ponto de extrema importância. Jamais alguém que não for To.Je.Ta poderá carregar qualquer coisa que for originário de nossa torcida. Seja um simples talabarte, uma camiseta, uma bata, uma caneca, uma bandeira ou um instrumento. Devemos a todo momento ficar extremamente alerta, pois esse é o único momento em que nossos adversários têm a chance de chegar o mais perto possível de possuir alguma coisa da USP, um sonho de anos e anos que não conseguiram realizar e, portanto, não perderão a chance de levar qualquer coisa que tiver nosso nome escrito e que você deixou por 2 segundos descuidado na arquibancada. Um adversário usando nossas coisas para a zoeira é simplesmente inaceitável. O contrário, por sinal, é mais do que válido: sempre que você avistar algum objeto adversário, pegue para que coloquemos em nossa estante de relíquias, junto à camiseta da FASM no cone.

6º - Esquecerá a castidade na balada e nos opens

Mais do que tudo, JOPRI é integração, JOPRI é amor. Dessa forma, nada de ficarmos com timidez e cara fechada, pensando na face de seus pais decepcionados se soubessem o que você está fazendo. Aproveitar o JOPRI é se livrar de qualquer amarra e cair pra dentro, beber até dizer chega e dois segundos depois encher mais uma vez a caneca, fritar na pista mesmo sabendo que dentro de duas horas você estará no ginásio torcendo por mais um jogo da USP, etc. Já se passou um ano inteiro de timidez e conversas em grupinhos fechados, agora é o momento de conhecer desde o veterano mais jurássico até aquele colega de sala que você achava meio nada a ver mas no fim das contas é extremamente gente boa. No JOPRI é que nascem as verdadeiras amizades e não sobra nenhuma lembrança.

7º - Beberás

O título desse mandamento fala por si só. Open cerveja gelada nos ginásios durante o dia inteiro. Opens especiais nas baladas. Sério, não tem desculpa pra se resguardar. A vida normal fica em São Paulo e só será retomada na segunda-feira. Até lá, temos três dias de muita bebida nos esperando, e que não poderá ficar sobrando nem uma gota em Tatuí.

8º - Não esquecerás o papel higiênico

Quem já foi pra jogos universitários sabe o que estou falando. Você pode esquecer sua dignidade, sua voz, seu chinelo, seu desodorante, ninguém se importa. Mas você não pode esquecer seu papel higiênico, você se importará muito quando perceber que isso veio a acontecer. Um dos itens mais valiosos na mochila de qualquer pessoa que está vagando alcoolizada por uma cidade desconhecida, após ter bebido cerveja o dia inteiro e comido coisas deliciosas porém não totalmente confiáveis, afinal, aquele ovo colorido de 50 centavos parecia tão bonito e de fato estava tão apetitoso... Pois é, amigas e amigos, uma hora ele vai querer sair, e isso poderá acontecer no alojas se você tiver MUITA sorte, mas também pode ser em qualquer outro momento do dia no qual você deverá sair correndo atrás de um banheiro, e você terá muita sorte se encontrar no máximo um assento no vaso. Enfim, leve seu papel higiênico e me agradecerás.

9º - Xingarás a puc até nos pensamentos e em quadra

Nosso maior rival. O resto tudo é balela, gente que fala muito mas chega na hora e não aguenta a força do jegão. A galera lá das Perdizes tem mais títulos que nós, e não perde a chance de lembrar esse fato, visto que é um dos únicos momentos que pode se sentir por cima. Se jogarmos contra os ursinhos, já sabemos, é o momento no qual não se pode perder, e por isso esse é o nosso objetivo: desbancar essa hegemonia falaciosa que se perpetuou nos primeiros quatro anos por sorte, que estava vivendo processo de desmantelamento por quatro anos seguidos mas que, apoiada em um artifício extremamente duvidoso, conseguiu roubar nossa quarta estrela, que nos deixaria de igual para igual em número de títulos. Portanto, em 2013 é hora de voltarmos a engrenar como a maior faculdade do JOPRI. Capacidade para isso nós temos, só falta confirmar em quadra e nas arquibancadas fazendo a pucanada tremer.

10º - Não foderás a Atlética

Existe um regulamento que regra o JOPRI. Esse regulamente deve ser seguido para que tudo possa correr da forma mais sensacional possível, sem problemas para ninguém, para que os três dias sejam apenas de curtição. Quando alguém resolve fazer merda no ápice da adrenalina, nós corremos o risco de perder pontos preciosos que, no futuro próximo, pode decidir quem levantará o troféu de campeão geral. Portanto, não podemos arremessar coisas na quadra de jogo, acender sinalizadores ou fogos de artifício dentro dos ginásios, invadir a quadra, tacar cerveja em quadra e todo esse tipo de coisa que qualquer pessoa com bom senso sabe que pode dar merda. Também é proibido danificar de toda e qualquer forma nosso alojamento. Trata-se de uma escola pública sensacional, a qual tivemos a sorte de poder chamar de casa por três dias, visto que é do lado dos ginásios e se encontra no centro da cidade. Ela é tão daora que é tombada como patrimônio histórico, então você pode imaginar a facada no rim do jegue que pode sair uma brincadeira inútil de danificar ou depredar qualquer coisa lá de dentro. Não precisamos disso para sermos felizes e campeões!

11º - Mandamento de honra

NÃO, NO BANDEIRÃO NÃO! NO BANDEIRÃO NÃO NÃO! NO BANDEIRÃO NÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário